top of page

Escrito com Estrelas: Alan Arkin


ree

Alan Arkin fez sua passagem aos 89 anos - com cerca de 60 anos de carreira de ator, num "signo disruptivo de Urano", no alto da sua Curva de Saturno - o mesmo lugar do ciclo em que ganhou o Oscar (2007) de melhor ator co-adjuvente no filme "Pequena Miss Sunshine".

Tenho gratidão por tê-lo conhecido. Agradeço a Bárbara Thompson por nos ter conectado.

ree

"Se vale para um, vale para qualquer um, mesmo que não necessariamente para todos" - este se tornou o meu bordão para o método de prospecção das Curvas de Saturno que uso desde muito antes da leitura de seu mapa em 1997, quando ele veio ao Rio de Janeiro, participar participar do filme "O que é isso companheiro?", de Bruno Barreto, fazendo o papel do embaixador americano (Charles Elbrick) sequestrado por guerrilheiros de esquerda, em setembro de 67, em plena ditadura militar no Brasil. Este "bom encontro" fez, desde então, a diferença que faz diferença na minha prática astrológica. Foi mais do que uma constatação da sua validade e precisão, foi uma espécie de "selo de qualidade", afinal não é sempre que se tem a oportunidade e o privilégio de fazer um encontro de leitura ao vivo e a cores com um vencedor do prêmio maior do cinema e ver como as datas "batem" em sincronicidade. Para aquelas pessoas que estão na direção de cumprir o seu destino, o que acontece está escrito nas estrelas.


Fomos até o seu quarto no Copacabana Palace onde estava hospedado.

Recebeu-nos com muita cordialidade num certo tom de formalidade, por mais que estivesse de camiseta branca e bermuda tipo verão carioca, completamente à vontade, informal despojado de qualquer personagem.


E eu não sabia que estava diante de uma das maiores celebridades dos palcos da Broadway e das telas de Hollywood.


ree

Na minha ingenuidade fui descrevendo o seu mapa sem saber que estava olhando para o céu de uma das maiores estrelas do cinema.


Na ocasião ele estava com 63 anos, mas mantinha o vigor ariano de um dançarino sereno, com uma presença tipo "zen", de muito poucas palavras. Depois soube que era praticante de meditação.

Sem muitos questionamentos, ele ouvia muito atento o que estava sendo dito e parecia estar absorvendo tudo com tranquilidade, até que num determinado momento do encontro de leitura, mostrei onde ele estava na sua Curva de Saturno: Fase ½ - "insatisfação e descontentamento", quer dizer, não deveria estar feliz com os desdobramentos do "sets" de gravação. Não fez nenhuma menção a nada, mas muito tempo depois vim a saber que na ocasião não estava muito feliz com um corte de uma cena que protagonizava o embaixador, feito na gravação do filme "O que é isto companheiro?" - então sinalizei no seu Padrão Individual de Tempo que o ponto mais alto da curva, a Fase 4, seria dali a cerca de 10 anos (2007), como que dizendo, "o melhor da sua vida ainda não aconteceu". Terminada a consulta, respeitosamente nos despedimos.


ree

Confesso que sou meio desligado dos mapas que faço. Assim que termino, de algum modo apago a memória imediata, como o computador faz, só registrando mesmo aqueles momentos de sincronicidades, e são muitos, quando ocorrem feito "cuco" de um relógio. E só fui me dar conta de quem era Alan Arkin quando, 10 anos mais tarde, fui com minha amiga Lilian Kogan à Sala Laura Alvim, Rio de Janeiro, assistir a uma das comédias dramáticas mais encantadores que já vi, e que está entre os meus Top 10 do cinema: "Pequena Miss Sunshine". Foi dentro do cinema que “caiu a ficha”, quando ao vê-lo na telona, protagonizando o personagem do avô de Olive (Abigail Breslin), e comentei: - fiz o mapa deste ator!

Ela virou-se para mim e disse:

- Você e metido!? Ele acabou de ganhar o Oscar!

ree

Nossa, não imagina como me senti: - como se tivesse ganho o Oscar também!

Mas não foi isso, ter tido a oportunidade de fazer o mapa de uma celebridade que ganhou um Oscar, o que fez a maior diferença na minha vida de astrólogo.

Foi que ao sair do cinema – fui pesquisar nos meus alfarrábios o mapa que tinha feito dez anos antes, em 1997, e rever a aplicação do método das Curvas de Saturno na biografia do ator e da sua trajetória artística. Fiquei estarrecido com a precisão das datas. Alan Arkin foi um dos poucos atores que teve a indicação ao prêmio na sua primeira aparição no cinema, no filme “Os Russos estão chegando”, fazendo um hilário papel de um marinheiro soviético, na época da Guerra Fria, em 1966.

A sua premiação em 2007, dez anos depois de nosso encontro no Rio, acredito, que não foi apenas pela performance do avô, desbocado e louco, que morre no filme por abuso de drogas, mas, na minha percepção – pelo conjunto de toda sua obra. Há uma cena no filme “Pequena Miss Sunshine” que é um dos momentos mais ternos, comoventes e poderosos de ressignificação para a vida de uma criança – e foi aonde – para mim – que ele, em ressonância com seu processo de vida, ganhou o Oscar... Quando Olive - num estado de insegurança, chorando diz para o avô que está morrendo de medo de perder o concurso de 'Miss", prestes a acontecer - ele então pergunta para ela: - Por quê? Ela responde dizendo que “papai detesta perdedores...” Então ela fala para ela, o que talvez tenha falado para si mesmo, ao longo de toda sua corajosa vida, como ariano de ascendente em Aquário: - Perdedor? “Perdedor é alguém que tem tanto medo de não vencer que nem tenta. Você está tentando, certo?”

Pois foi justamente neste filme que Alan Arkin foi premiado, por ser o grande vencedor que nasceu para ser. Já havia sido indicado 4 vezes ao Oscar. Continuou tentando, certo? Mas o que mais me chamou a atenção – e que fez a grande diferença na minha vida profissional, foi o fato dele ter me levado a ver a precisão das datas da sua Curva de Saturno: na ocasião que o conheci, 1997, eu ainda engatinhava na aplicação do método. Alan Arkin chegava à fase 4 da Curva – a crista da onda, o ponto mais alto do ciclo de Saturno, entre agosto de 2006 e julho de 2007; o filme estreia em 20 de outubro de 2006 – durante uma “época excitante” de Júpiter, que ocorreu exato em 8 de outubro (a faixa de duração deste “signo” é de um mês antes e um mês depois) - quando o “sinal fica verde” e portas se abrem, com as oportunidades que foram geradas pelas próprias atitudes, e a pessoa avança.

Mas a maior precisão foi quando, em seguida, há outro Signo Excitante, e desta vez de Netuno (exato: 22 de fevereiro 2007): – sabe qual o dia em que foi a entrega do Oscar?

- 25 de fevereiro de 2007!

Na certa, que se naquela ocasião, em 1997 - eu soubesse o ator que Alan Arkin era , eu teria suposto a possibilidade de ganhar o Oscar aos 73 anos. Em casos como este, é o futuro que determina o presente.

- Estava escrito nas estrelas.

Alan Arkin fez sua passagem quando acabava de fechar o 4o anel de Saturno, 89 anos - privilégio que poucos alcançam, dentro de um “signo disruptivo de Urano” – regente da vida e de seu ascendente. Que siga a Luz de sua Estrela!


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Anel de Fogo

Está aberta a temporada dos eclipses Vamos ver o Anel de Fogo do Eclipse no seu mapa? A Oficina de Astro*Coaching "Entre-Eclipses" está...

 
 
 

Comentários


bottom of page