Antes do fim


​​A partir de 18 de setembro, Saturno avança diligente e definitivamente na direção de alcançar Plutão, ainda dentro de seu domicílio, mas já no terceiro e último decanato de Capricórnio ♑, logo após a saída da Zona de Retrogradação. Este encontro de Saturno e Plutão ocorrerá no dia 12 de janeiro de 2020, conjunto com o Sol e Mercúrio.

Saturno e a Zona de Retrogradação - reta final

Desde janeiro de 2019, Saturno vem transitando entre os graus 14 e 20 de Capricórnio, de modo a sinalizar, no mapa de cada um, diversos pontos sensíveis, planetas natais, a serem trabalhados ao longo de todo ano. De abril a 18 de setembro, Saturno retrógrado se aproxima e cruza transversalmente a órbita da Terra, passando pela segunda vez por aqueles pontos do mapa, e evidenciando aquela área da vida (casa). Os planetas e pontos que se encontram na faixa do Zodíaco (de 14 a 20), em todo o mapa, serão então aspectados pela terceira vez, a partir de 18 de setembro até 24 de dezembro, quando Saturno deixa da Zona de Retrogradação, e segue definitivamente na direção do terceiro decanato de Capricórnio, onde irá se encontrar com Plutão, em janeiro de 2020;

Retrogradação não é "andar para trás", é uma fase do ciclo de evolução do relacionamento do movimento aparente entre as órbitas da Terra e dos demais planetas em relação ao caminho do Sol pelo Zodíaco. De modo que não deve significar retrocesso, mas sim um período oportuno para revisitar, em sua mente, em sua vida, situações já vividas, olhar mais de perto determinadas áreas e questões que às vezes passam despercebidas, e assim reconhecer as melhores condições e opções para dar o passo seguinte, avançar de modo mais consciente, incluindo nas novas decisões o aprendizado de situações passadas.

Dar um ou dois passos para trás diante de determinadas circunstâncias específicas, ou contingentes, não significa desistência, ou derrota, muitas vezes durante este tempo, uma grande oportunidade pode ser criada, para dar a volta por cima, ir além, romper limites impostos de fora para dentro, ou mesmo aquelas limitações auto impostas, de dentro para fora. Pode ser uma espécie de "desafastamento" necessário, para se fazer uma correção de rota e se colocar numa posição perceptual mais apropriada para tomada de decisão. As vezes, nos identificamos e nos envolvemos de tal forma com determinada situação, ou problema, que não percebemos o quanto fomos tomados, quase que possuídos por aquele estado, e perdemos de vista outros possíveis pontos de vistas, que poderiam apresentar saídas, encorajamento ou novas soluções (veja o vídeo). As fases de retrogradação dos planetas, cada qual ao seu modo, são aberturas no tempo, de oportunidades para encontrar um "lugar" mais apropriado, uma "Meta-Posição", para ressignificar a situação, e acessar recursos internos necessários, muitas vezes disponíveis, mas nem sempre percebidos, para sair de um lugar/estado onde se encontra, de "entra mas não cabe", para avançar com firmeza e clareza de propósito e com determinação, na direção de um lugar/estado desejado, de mais potência de vida, mais repleto de energia e de possibilidades de autorrealização. Você pode "ver" em seu mapa estes lugares que chamo de DOBRADURAS DO TEMPO, e deste modo perceber por exemplo, a partir dos trânsitos de Saturno por sua Zona de Retrogradação, como funcionam os ciclos de amadurecimento relacionados com o deus Cronos, Senhor do Tempo, o Tecelão do Destino.

Astro*Coaching

Que planetas em seu mapa se encontram entre os graus 14 e 20 (de quaisquer signos), que ao longo de 2019 vêm sendo ativados por 3x pelos trânsitos de Saturno?


Antes do Fim

Entramos na reta final não apenas de um ano, a partir de setembro, mas também, de forma acelerada, no final de um grande ciclo civilizatório de cerca de 800 anos (das séries das conjunções entre Júpiter e Saturno pelos trígonos dos 4 elementos). É o início do fim também de um outro ciclo menor, de cerca de 200 anos (da série de conjunções de Júpiter e Saturno pelos signos de Terra, desde 1802). E ainda, dentro deste ainda - outro período se encerra, que ocorre a cada 20 anos (desde a última conjunção entre Júpiter e Saturno, em Touro). A cda vinte anos há uma espécie de "passagem de bastão entre gerações".

Esta convergência de ciclos dentro de ciclos, estudados com muita cuidade, desde a idade média, por astrólogos árabes, e aponta para A Grande Mutação:


Os últimos 200 anos, Júpiter e Saturno vieram se encontrando a cada 20 anos em signos de Terra, quando teve origem a exploração desenfreada dos recursos finitos do planeta Terra, na forma do capitalismo contemporâneo. Chegamos ao cume de um processo civilizatório que ora aponta para seu fim: a "Da raspa do tacho da Era do Ter para a Era do Ser" (ou ainda não estão percebendo?).


Choque de Gerações O mundo está sendo governado por velhos, não necessariamente sábios, alguns decrépitos que não largam o poder. Mas a partir deste novo ciclo, que simbolicamene inicia a partir da primeira e definita conjnção de Júpiter e Saturno em Aquário, abre-se uma oportunidade única, principalmente para a geração dos mais jovens, de fazer escolhas mais conscientes, mais sustetáveis do ponto de vista do possível "vir a ser" do mundo, do que querem que seja o mundo e do que podem fazer daqui para frente. Tudo pode ser diferente e mudar, para melhor, O futuro lhes pertence.

Mas é preciso aprender com o passado, não apagá-lo, nem desonrá-lo, e então virar esta página da história, enquanto há tempo.

Na Mitologia, a Guerra do Titãs. Júpiter, Zeus, o filho, a cada 20 anos encontra-se com seu pai, Saturno, Cronos - arquetipicamente se dá o "choque de gerações". nquanto Zeus, Júpiter, o jovem, destrona o pai Cronos, Saturno, o velho ancião dos tempos. Faz parte dos processos cíclicos da natureza as gerações mais novas suplantarem as mais velhas e assumirem o bastão de poder. Mas nem sempre tal passagem se dá harmonicamente, sem tensões, sem enfrentamentos ou desafios mortais, guerras ou lutas arquetípicas. O velho não quer ceder o trono conquistado, e o jovem quer ocupar seu espaço no mundo. O que se apresenta nestes tempos de conjunção entre os dois planetas "sociais" corresponde, em termos de civilização, aos capítulos mais derradeiros de nossa história, uma espécie de Guerra dos Titãs.

Astro*Coaching: Onde a interseção entre os planos que Saturno/Plutão descrevem "cai" em seu mapa, que assuntos estão tocando sua vida? Que planos você pode estabelecer para a Era do Ser? Onde se encontra o ZERO de Aquário, signo do HUMANO, em seu mapa? Ali está, ponto de partida. É a oportunidade de dar um REBOOT no sistema, Zerar o HD, instalr novos programas, ali, onde ocorrerá o próximo encontro de Júpiter e Saturno, que marca o início definitivo da próxima série de 10 encontros, a partir de dezembro de 2020, em signos de Ar. Mas até lá, as efemérides estão ricas de significados.

2019

De 11 de outubro a 7 de dezembro => Mercúrio, O MENSAGEIRO DOS DEUSES entra na sua próxima Zona de Retrogradação - em Escorpião - em continuidade ao ciclo de Água que começou em março deste ano (em Peixes) e vai até 2021. Muita Água ainda vai rolar...

Mais especial ainda ,nas efemérides antes do fim de 2019, no dia 24 de novembro, Júpiter e Vênus se encontram no grau 28 de Sagitário às bordas do Centro da Galáxia, conjunção deveras auspiciosa, sinaliza pelos antigos Caldeus, astólogos da Babilônia, registrado em pequeninas tabuletas de argila com mais de 3.000 anos, que diziam: "Quando Júpiter e Vênus se encontram as orações na Terra alcançam os coração dos deuses."

Em seguida, Júpiter/Zeus retorna depois de 12 anos à casa de seu pai, Saturno/Cronos, no dia 12 de dezembro de 2019. Em 12 de janeiro de 2020, Saturno se encontra com Plutão em Capricórnio, tendo ao lado o Sol e Mercúrio, com Júpiter, já à espreita, a poucos graus dali.

Mini Workshop Vamos tratar com detalhes destes assuntos no ENCONTRO DE Astro*Coaching "ANTES DO FIM, O Planeta no Fulcro da Balança" => dia 27 de setembro - de 19h as 21h30 - Tiffany Business Center - Icarai, Niterói.

Você pode fazer sua inscrição por este link no site: www.oficinadeastrocoaching.com/primavera

(são poucas vagas.)

O Evento consiste em:

Distribuição dos mapas e apostilas para os presentes

Apresentação do mapa do Ingresso em Libra => 23/9 A Visão da conjunção no Centro da Galáxia de Vênus e Júpiter em Sagitario O Ciclo das Águas das Retrogradações de Mercúrio (2019 a 2021) A saída de Saturno da Zona de retrogradação A entrada de Júpiter em Capricórnio e o Encontro com Plutão, em seu mapa. O ZERO DE AQUÁRIO => onde Júpiter e Saturno se encontram na GRANDE MUTAÇÃO

***

VIDEO CONFERENCIA GRATUITA => dia 21/9 de 14h30 as 16h O Ingresso Solar em Libra. Antes do Fim: o Planeta no Fulcro da Balança

Você pode se inscrever pelo link: https://www.powr.io/plugins/form-builder/view/18852416?mode=page As vagas são limitadas

137 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Rio de Janeiro: Rua Cosme Velho 
São Paulo: Hotel Mercure, Av. Funchal 111
Telefone: +21 999138585  
Astro*Coaching - CFP 119.893.307-03
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle