Palavra Eficaz e ruído na comunicação
Mercúrio, o escriba =>

Quarta feira é dia de Mercúrio.
Nas línguas latinas:
Miercoles, em espanhol;
Mercredi, em francês
Dimecres, catalão;
Mércores, galego;
Mercoledì, italiano.
Mercurii, em latim;
Miercuri, romeno.
Mercher, galês.
Ao planeta, correspondem os deuses: Mercúrio romano, Hermes grego, Thor egípcio, Nabu sumério, entre outras mitologias.
É associado aos poderes dos escribas dos deuses, mensageiro que vai à frente abrindo caminhos para anunciar a chegada do Sol.
É tradutor e intérprete, repórter das boas novas, mas também das notícias não tão boas que correm pela estrada. Arauto do tempo, as vezes zombador, palpiteiro, falastrão, fofoqueiro. Outras vezes é apenas o porta voz, sem opinião própria, interface, simplesmente ponte entre distintas dimensões, estabelece sinapses, conexões, como entidade que abre portas e encaminha as almas ao mundo dos mortos.
A palavra é a sua espada, seu instrumento, quando escrita, se fala, é o filho parricida da própria fala.
Às vezes se diz: de gênio e de louco todo mundo tem um pouco. Mercúrio, para muitos pode ser a genialidade ou a loucura.
