Mercúrio e a hermenêutica sagrada
Dia de Mercúrio =>
Mercúrio já vai a frente do signo solar, abrindo portas, desbravando caminhos, na direção de Netuno em Peixes, por isso, até ficar estacionário e retrogradar, pode ser visto após o Sol se pôr.

É o primeiro planeta que abre a série de retrogradações a partir do dia 6 de março, antes de entrar em ♈, e com o Sol ainda no signo de Peixes, anuncia a quebra do fluxo das ondas diretas de todos os demais planetas.
Logo em seguida, a Terra, ainda em março, após cruzar os graus de Netuno em 🎏, Quiron em ♈, e o de Urano, já em ♉, se coloca entre o Sol e Júpiter {♐} depois Saturno e Plutão {♑}, que ficam mais próximos e retrógrados já em abril. De modo que todos os planetas exteriores serão ativados e estarão dando o ar de suas "graças", ou presenças, no cenário celeste deste primeiro semestre de 2019.
Mercúrio, por se situar muito próximo ao Sol, adquire características muito peculiares. É aquele que vai à frente, abre os caminhos, limpa a estrada, anuncia as boas novas, a chegada e proximidade do Sol que, logo em seguida, irá passar por ali.
Depois pára, volta para trazer aquilo que viu por lá, por onde andou, reporta-se ao Sol na CONJUNÇÃO, e enquanto o Sol avança, vai apagando os rastros deixados para trás na jornada, levando justificativas, desviando atenção, e com persuasão vai rearrumando a área, revendo os passos, apagando as pegadas, negociando prejuízos, sempre com eloquência e convencimento, mesmo que nada daquilo seja verdade.
Mercúrio reina no mundo das opiniões, midiático, é opiniático, tem o interesse imediato.
Como personagem, quando não está comprometido com a verdade, não faz juízo de valor, pode até se tornar um embusteiro, um falsificador, um malabarista das palavras, às vezes fanfarrão, dotado de muita argúcia, astúcia e inteligência criativa.
Sua habilidade é insuperável, digna dos sofistas, e sua velocidade é a do pensamento. Enquanto você está indo, ele já voltou. Mas tudo depende da integridade, e do nível de consciência e elevação espiritual.
Mercúrio, psicopompo, é capaz até de conversar com os mortos, encaminhar as almas ao mundo da morte, e ainda sair de lá inteiro, sorrindo, e nisso reside uma hermenêutica sagrada.
Mercúrio é o portador da luz do Sol.
Existem pessoas são privilegiadas por serem portadoras dos poderes de Mercúrio.
Quando são alinhadas com o bem, em sua essência, perseguem com a própria vida, a verdade, onde quer que ela esteja, velada, só para encontrar uma dimensão ainda mais profunda do grande mistério que urge por ser desvelado. E se vela de novo, e se desvela.
Assim é o papel também do Repórter, mensageiro dos deuses, quando o seu compromisso é estrito com a verdade.
Há os que levam a vida assim, íntegros, a cumprir este desígnio, da Verdade do signo onde se encontra Mercúrio, pois não temem ser a própria verdade do que nasceram para ser. E nisso são livres para viver o que são. Esses não morrem de doença, pois são como heróis, não negociam com a morte. É para ir: parte, as vezes até sem se despedir.
Talvez nessa travessia para o lado de lá, seja Mercúrio, o psicompopo, o que precisa de alguém para encaminhá-lo, e lá reportar para os deuses as coisas que estão por ocorrer aqui no lado de cá.
*Ricardo Boechat* nasceu no dia em que Mercúrio se encontrava no céu em conjunção com Plutão, senhor do inferno.
Talvez nem a morte apague seu compromisso com reportar a verdade.
Aonde quer que esteja: -
Boas falas!
Em 20 minutos tudo pode mudar.